Aproveite frete grátis em toda loja

USO DE ESSÊNCIAS VIBRACIONAIS – FLORAIS DE AÇÃO QUÂNTICA EM CRIANÇAS PORTADORAS DE MICROCEFALIA – UMA ABORDAGEM PRELIMINAR COM RELATO DE DOIS CASOS CLÍNICOS

LIMEIRA JUNIOR, Francisco de Assis; FERREIRA, Artemisa Fernanda Moura; FECHINE, Carla Patrícia Novaes dos Santos; DANTAS, Meryeli Santos de Araújo; SOUSA, Sheva Castro Dantas.

1 – Cirurgião-Dentista; Mestre em Estomatologia e Doutor em Laser; Pós-Graduação em Terapia Vibracional Quântica; Iridologista e Professor de Anatomia Humana da UFPB, João Pessoa – PB.
2 – Cirurgiã-Dentista; Mestre em Clínica Odontológica; Doutoranda em Odontologia; Professora de Anatomia Humana e Radiologia do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE, PB.
3,4, 5 – Fisioterapeutas; Professoras do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE, PB

RESUMO

A microcefalia compreende uma malformação congênita caracterizada por um perímetro cefálico inferior ao esperado para a idade e sexo, com consequente desenvolvimento inadequado das estruturas cerebrais. O objetivo deste estudo foi verificar, mesmo que numa abordagem preliminar, os efeitos do uso de 3 géis Florais Frequenciais elaborados com a tecnologia Quantum Health®: Mentalis, Calmallis e Oxyflower, sobre o quadro clínico de duas crianças portadoras de Microcefalia atribuídas à infecção por Zicavírus, atendidas no Programa de Atenção Integrada para Bebês com Microecefalia do Unipê, João Pessoa – PB.

Para tanto levou-se em conta a observação das mães, bem como avaliação pela Escala de Ashworth, que avalia a espascidade, validado e confiável na mensuração do aumento do tônus em pacientes neurológicos, e pela Escala de Desenvolvimento Motor Infantil de Alberta (AIMS) para monitorar a evolução do tratamento de crianças com riscos de alterações motoras. Segundo as mães, as crianças apresentaram um sono melhor, maior relaxamento, tranquilidade, menos secreção, rigidez, o que deixou as mães muito satisfeitas com o uso dos florais quânticos.

Segundo a avaliação profissional, ambas as crianças apresentaram melhora na motricidade e nas habilidades, melhora na função respiratória com menos ausculta pulmonar e melhora na espascidade. Conclui-se que a terapia proposta contribuiu na melhoria do quadro clínico das duas crianças com microcefalia, acompanhadas nesta abordagem.

INTRODUÇÃO

A microcefalia é definida como uma malformação congênita, de etiologia multifatorial, caracterizada pelo perímetro cefálico inferior ao esperado para a idade e o sexo ao nascer, com alteração estrutural do cérebro. Embora a literatura descreva algumas infecções como agente causal, a seguir o exemplo de toxoplasmose e sífilis, a microcefalia associada ao Zica vírus é uma doença nova, que está sendo descrita pela primeira vez na história.

Considerando que no período crítico de maturação do sistema nervoso central a capacidade de aprendizado está potencializada, é de fundamental importância a precocidade do diagnóstico de atraso do desenvolvimento motor, vez que quanto antes a criança for encaminhada à intervenção, maior será a possibilidade de sucesso do tratamento proposto.

A literatura não registra nenhum trabalho sobre o uso da terapia vibracional quântica, com o uso de essências vibracionais florais com tecnologia Quantum Health®, em pacientes portadores de microcefalia. Assim, julgamos válida uma abordagem preliminar com o uso de algumas essências florais, agregando a terapia floral na atenção a estas crianças.

MATERIAL E MÉTODOS

Criança 01: Paciente S.H.S.S, 2 anos e 6 meses de idade, sexo masculino, com quadro crônico de rigidez muscular, espasmos constantes, convulsões, muito choroso e intranquilo. Atendido no Programa de Atenção Integrada para Bebês com Microcefalia do UNIPÊ, João Pessoa – PB, há cerca de 1 ano.

Criança 02: Paciente P.L.O.S, 03 anos, sexo masculino, com quadro de rigidez, sono irregular, secreções constantes, convulsões e atendido há cerca de 02 anos pelo Programa de Atenção Integrada para Bebês com Microcefalia do UNIPE, João Pessoa – PB.

As atividades do programa são desenvolvidas na clínica escola de Fisioterapia do Unipê, duas vezes por semana, no turno da tarde. São atendidas crianças de 0 a 3 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de microcefalia por Zica vírus. As crianças são avaliadas por um grupo de profissionais da saúde para identificar os encaminhamentos necessários à sua saúde integral. Foram utilizadas a Escala de Ashworth (Figura 1), que é um instrumento de avaliação da espascidade, validado e confiável utilizado para mensurar o aumento do tônus em pacientes neurológicos e que gradua o aumento do tônus progressivamente
de 0–4, bem como a Escala de Desenvolvimento Motor Infantil de Alberta (AIMS), para monitorar a evolução do tratamento de crianças com riscos de alterações motoras.

Criança 02: Paciente P.L.O.S, 03 anos, sexo masculino, com quadro de rigidez, sono irregular, secreções constantes, convulsões e atendido há cerca de 02 anos pelo Programa de Atenção Integrada para Bebês com Microcefalia do UNIPE, João Pessoa – PB.

A avaliação AIMS é feita através da observação de 58 itens dispostos em quatro sub-escalas nas posturas supino (9 itens), prono (21 itens), sentado (12 itens) e de pé (16 itens). Somente os itens mais apropriados para a idade da criança deverão ser testados e, apesar do exame distribuir-se em quatro posturas, a sequência hierárquica não precisa ser seguida em alguns itens.
As crianças passaram a fazer uso de 3 géis frequenciais com tecnologia Quantum Health®: Mentalis, Calmallis e Oxyflower (Fisioquantic®, Maringá, PR, Brasil).

Os géis foram utilizados por cerca de 6 meses e as mães foram orientadas a usá-los diariamente sobre a pele das crianças duas vezes ao dia, manhã e noite. Todos os géis foram utilizados em sequência, sobre a região peitoral (Oxyflower), região abdominal (Calmallis) e face (Mentalis). O tempo de aplicação foi 40 segundos, mantendo-se o contato das mãos sobre a pele das
crianças durante o tempo da massagem (Figuras 2 e 3).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O paciente P.L.O.S, segundo a mãe, apresentou uma melhora geral. A criança permanecia mais tranquila a maior parte do tempo, as secreções que eram constantes diminuíram consideravelmente, apresentando uma respiração mais confortável, a rigidez muscular diminuiu, o sono ficou mais estável, com um quadro de maior relaxamento e alegria.

O paciente S.H.S.S, também segundo as informações da mãe, passou a apresentar um estado de maior alegria, contrastando com a tristeza no olhar que expressava constantemente, mais calmo a maior parte do tempo, mais animado e dormindo melhor.
De acordo com os instrumentos de avaliação do programa, houve melhora nas funções respiratória e motora em ambos os casos (Tabela 1).

Tabela 1- Resultados observados segundo as escalas de avaliação utilizadas durante o tempo de uso das essências vibracionais. AI (Avaliação Inicial) e AF (Avaliação Final)

O produto Mentalis (Biofactor) representa um indutor frequencial floral que harmoniza o organismo como um todo e o seu uso pode auxiliar energeticamente na melhora do quadro geral, sobretudo pela indução vibracional frequencial do cérebro.
O Oxyflower produz uma ressonância vibratória que colabora energeticamente para a atuação do oxigênio celular.
Isso poderia explicar os efeitos de harmonização energética sobre a função respiratória das crianças com aumento da imunidade, com menos ausculta pulmonar e melhora no relato de cansaço.

Segundo Arnt & Arnt (2014)5, o Oxyflower harmoniza a oxigenação dos tecidos, estimulando a desintoxicação e auxiliando nas funções cerebrais. Vários estudos evidenciaram os efeitos harmonizadores do Oxyflower sobre o crescimento microbiano in vitro, em casos de Fitofotodermatose e em um caso de Disfunção Têmporo-Mandibular e Cefaléia Crônica.
Com relação ao produto Calmallis, Arnt (2018)4 verificou ser excelente para promover o desenvolvimento do equilíbrio energético emocional, levando ao relaxamento, à calma e à serenidade, podendo até auxiliar no sono.

Em ambas as crianças houve melhora no sono e estado emocional, conforme as mães e os instrumentos de avaliação, corroborando a harmonização energética promovida pela essência floral. Vale salientar que ambas as crianças apresentaram
melhora da irritabilidade e do choro durante os atendimentos após o uso dos florais, pois choravam durante todo o atendimento e agora permitem o toque sem nenhum sinal de irritabilidade ou recusa, sobretudo a criança S.H.S.S.

CONCLUSÃO

Através da presente abordagem preliminar de crianças portadoras de microcefalia, conclui-se que é válido e seguro o uso das frequências florais em função da harmonização energética nas funções motora, respiratória e emocional, o que justifica um estudo mais aprofundado sobre o uso das essências vibracionais florais de ação quântica em casos de Microcefalia.

REFERÊNCIAS

1 BRASIL, Ministério da Saúde. Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Brasília. 2015.
2 NUNES, M. L. et al. Microcephaly and Zikavirus: a clinical and epidemiological analysis of the current outbreak in Brazil. J Pediatria Rio de Janeiro, v. 92, n. 3, p. 230-240, 2016.
3 FORMIGA, C.K.M.R; PEDRAZZINI, E.S; TUDELLA, E. Intervenção precoce com bebês de risco. São Paulo: Editora Atheneu. 2010. p. 6-7.
4 ARNT, R. Sistema Floral de Ação Quântica. 1 ed. Paraná, 2018.
5 ARNT, R., ARNT, P. R. Vade Mecum das Essências Vibracionais – Um Guia Prático para o uso dos Moduladores e Indutores Frequenciais. 2 ed. Paraná, 2014.
6 REIS, A.C.; CASTRO, D.T.; VALENTE, M.L.C; TEIXEIRA, A.B. Efeito de um frequencial floral como harmonizador energético do oxigênio celular envolvendo o crescimento microbiano. Rev Saúde Quântica, ano 4, n. 9, p. 8-10, 2016.
7 RODRIGUES, S.; PERDONÁ, L.P.; RODRIGUES, M.M.P. Uso de terapias biofisicas frequenciais em Fitofotodermatose. Rev Saúde Quântica, ano 4, n. 9, p. 12-13, 2016.
8 CRUZ, R.A.S. Uma visão holística na terapia da disfunção têmporo-mandibular e cefaleia crônica, através dos conhecimentos da medicina tradicional chinesa e utilizando essências vibracionais quânticas. Rev Saúde Quântica, ano 4, n. 9, p. 20-22, 2016.

Rolar para cima

Regras para o frete grátis

Essa promoção é válida por tempo indeterminado e pode ser alterada a qualquer momento. A promoção é válida para todos os produtos da loja. Os envios serão feitos via SEDEX (para São Paulo), ou PAC (demais estados) com prazo de entrega de até 20 dias úteis.

Estado de São Paulo
Frete grátis nas compras acima de R$ 299

Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro
Frete grátis nas compras acima de R$ 399

Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul
Frete grátis nas compras acima de R$ 599

Demais estados
O valor do frete será informado na finalização do pedido

Ametista Produtos Naturais

Ametista Produtos Naturais

Atendimento de segunda a sexta das 8h às 18h

I will be back soon

Ametista Produtos Naturais
Oi 👋
Tem alguma dúvida sobre os nossos produtos? Nossos vendedores estão prontos pra te ajudar!
Whatsapp